quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TIM MAIA – RACIONAL I e II - 1975

Racional é o quinto álbum de estúdio do cantor e compositor brasileiro Tim Maia. O álbum foi lançado no ano de 1975 pelo selo Seroma, que pertencia ao próprio Tim Maia. Foi gravado enquanto Tim Maia participava da Ideologia da Cultura Racional.

Um pouco de história...

Tim Maia preparou durante um ano o material para um novo trabalho, e quando julgou terminado apresentou à gravadora Philips. Obteve a resposta de que deveria refazer o disco e voltar com uma outra proposta. O comportamento temperamental fez com que o cantor rompesse o contrato com a gravadora Phillips, e fundasse seu próprio selo, Seroma (que é uma sigla para Sebastião Rodrigues Maia, seu nome de batismo). A confecção do disco Racional está diretamente ligada à seita Racional Superior, na qual havia se tornado um adepto fanático. As letras encontradas no álbum fazem defesa à obra "Universo em Desencanto", livro no qual a seita é baseada, e traz também uma exaltação ao líder da Seita, Manuel Jacinto Coelho na faixa "O Grão Mestre Varonil".

O álbum foi eleito pela edição brasileira da revista Rolling Stone como sendo o 17º álbum mais importante da história da música brasileira

Eu destaco o álbum inteiro, mas uma das minhas músicas favoritas entre todas que eu já ouvi na minha vida é, com certeza "Bom senso". Voz sensacional, letra e swing marcante.

"Já senti saudade, já fiz muita coisa errada. Já dormi na rua, já pedi ajuda..."


 "Que beleza é sentir a natureza, ter certeza pr'onde vai e de onde vem
Que beleza é vir da pureza e sem medo distinguir o mal e o bem... uh que beleza."



Faixas

Lado A
  1. "Imunização Racional (Que Beleza)" – 5:08
  2. "O Grão Mestre Varonil" – 0:24
  3. "Bom Senso" – 5:08
  4. "Energia Racional" – 0:15
  5. "Leia o Livro Universo em Desencanto" – 2:50
Lado B
  1. "Contato com o Mundo Racional" – 3:06
  2. "Universo em Desencanto" – 3:43
  3. "You don't Know What I Know" – 0:35
  4. "Rational Culture" – 12:09

Racional Vol 2 foi o sétimo álbum de estúdio da carreira de Tim Maia e o segundo e último enquanto esteve ligado a Cultura Racional. Com uma mistura de Funk e Soul, o cantor "mostra" os princípios que regem a Ideologia, sendo isso percebido nas faixas "Quer queira quer não queira" e "Que Legal". A faixa "O caminho do bem" foi usada no filme Cidade de Deus.

Eu destaco "Guiné Bissau, Moçambique e Angola" e "O caminho do bem" que reflete um pouco da doideira do Tim na época. A fase mais sensacional da sua carreira. A voz e o som chegam ao auge.

"Eu vim aqui para lhe dizer que eles agora estão... Numa relax, numa tranquila, numa boa"

Faixas
  1. "Quer Queira Quer não Queira"
  2. "Paz Interior"
  3. "O Caminho do Bem"
  4. "Energia Racional"
  5. "Que Legal"
  6. "Cultura Racional"
  7. "O Dever de Fazer Propaganda deste Conhecimento"
  8. "Guiné Bissau, Moçambique e Angola Racional"
  9. "Imunização Racional (Que beleza)" ...............................NÃO PERCA TEMPO, BAIXE OS DOIS!