quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jorge Ben - A Tábua de Esmeralda - 1973/74

A Tábua de Esmeralda é o décimo primeiro álbum do cantor brasileiro Jorge Ben. Foi lançado em LP em 1974. A Revista Rolling Stone elegeu este álbum como o melhor do Jorge Ben e o sexto maior da música brasileira.

Um pouco de história...

Depois da coletânea Dez Anos Depois, Jorge iniciou uma nova fase que ele chama de "alquimia musical". Considerando-se um novo adepto da alquimia, ele diz o que norteou a criação no seu último LP A Tábua de Esmeralda.

"A maioria das músicas são alquímicas, mas sempre pela filosofia musical. Eu pretendo que a minha música traga paz de espírito e tranqüilidade para quem a escuta"

Toda a apresentação gráfica do disco acompanha os motivos principais das músicas. E foi nas figuras que Nicolas Flamel encontrou em um livro da Abrahão que foi baseada na capa do LP. Esta nova face do trabalho de Jorge Ben remete às coisas celestes, mas não esquece as coisas simples. Em Eu Vou Torcer, a música fala da paz, da alegria, do amor, do inverno, do verão, da agricultura celeste e do maior teólogo cristão, no entender de Jorge: São Tomas de Aquino.

Eu destaco "Menina mulher da pele preta" e "Os Alquimistas estão chegando os Alquimistas". Um álbum que transcende o normal e que marca a fase psicodélica neste e em seus álbuns seguintes "Solta o Pavão e "África Brasil".



Faixas
  1. Os Alquimistas Estão Chegando
  2. O Homem da Gravata Florida
  3. Errare Humanum Est
  4. Menina Mulher da Pele Preta
  5. Eu Vou Torcer
  6. Magnólia
  7. Minha Teimosia, Uma Arma para te Conquistar
  8. Zumbi
  9. Brother
  10. O Namorado da Viúva
  11. Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda
  12. 5 minutos
PROCURE BAIXAR!