quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jorge Ben - Samba Esquema Novo - 1963


Samba Esquema Novo é o álbum de estreia do cantor brasileiro Jorge Ben. Foi lançado em LP em 1963, Jorge foi acompanhado pelo grupo de samba jazz Meirelles e os Copa 5[1]
Em 1994, a banda Mundo Livre S/A fez uma referência ao título do álbum no seu primeiro disco Samba Esquema Noise.

Um pouco de história...

Nessa época Jorge Ben tornou-se unanime entre os críticos musicais da época, pois vinha com uma batida nova, o chamado Samba-Rock, que agradava ao mesmo tempo grupos extremos como a Bossa Nova e a Jovem Guarda. "Mas que Nada" foi seu primeiro grande sucesso no Brasil e também é uma das canções em língua portuguesa mais executadas nos Estados Unidos até hoje, na versão do pianista brasileiro Sérgio Mendes com o grupo de hip hop norte-americano Black Eyed Peas. E também foi uma das poucas a obterem êxito neste país (como "Garota de Ipanema"), tendo ainda sido regravada por artistas como Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie, Al Jarreau, Herb Alpert, José Feliciano e Trini Lopez. Outras composições como "Zazueira" e "Nena Naná" fizeram relativo sucesso no país.

Eu destaco "Balança Pema", "Tim, Dom, Dom" além de "Rosa, Menina Rosa" que foi regravada pela cantora Céu. Todas do álbum são especiais.



 Faixas
  1. Mas, que Nada! (Jorge Ben)
  2. Tim, Dom, Dom (João Mello - Clodoaldo Brito)
  3. Balança Pema (Jorge Ben)
  4. Vem, Morena, Vem (Jorge Ben)
  5. Chove, Chuva (Jorge Ben)
  6. É Só Sambar (Jorge Ben)
  7. Rosa, Menina Rosa (Jorge Ben)
  8. Quero Esquecer Você (Jorge Ben)
  9. Uala, Ualala (Jorge Ben)
  10. A Tamba (Jorge Ben)
  11. Menina Bonita Não Chora (Jorge Ben)
  12. Por Causa de Você, Menina (Jorge Ben)
 QUEM PROCURA, BAIXA!