sábado, 13 de agosto de 2011

Chico Science e Nação Zumbi - Afrociberderlia - 1996

 Afrociberdelia é o segundo álbum estúdio da banda brasileira de manguebeat Chico Science & Nação Zumbi, lançado em 1996.

A pegada continuou forte. Eu destaco "Manguetown" e "Macô" cantada com Gilberto Gil e "Maracatu Atômico" além da introdução do disco que é uma poesia do mangue e retrata muito bem o que o CSNZ queria transparecer. *eu tenho esse CD.


 

"Dentro do porta-luva tem a luva, tem a luva
Que alguém de unhas tão negras e tão afiadas esqueceu
de pôr"



Um pouco de história...

No dia 2 fevereiro de 1997, Chico Science [3] faleceu devido a um acidente de carro quando seguia de Olinda para Recife. Em seu lugar nos vocais veio Jorge dü Peixe, que já tocava alfaia na banda.

Uma das músicas mais famosas da banda sem o Chico Scienze é "Blunt Of Judah" do álbum Nação Zumbi de 2002 . Aponto também o disco "Fome de Tudo" de 2007 que é animal. Os discos da banda são trabalhos ótimos, mas falta um pouco da alma e da performance do Chico Ciência, apelidado assim por Ariano Suassuna, escritor paraibano radicado em Recife que não concordava muito com toda aquela mistura do Manguebeat.

"Eu tô bem na minha altura
Onde na fadiga do vento
É que o veneno circula
E o remédio nem deve saber
Que acabou o descanso
Pra encontrar a cura "


VAI BAIXAR, VAI!